Monitoramento de aves em Rondônia busca evitar entrada do vírus da gripe aviária
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) está intensificando, nos próximos meses, o monitoramento de aves aquáticas domésticas em propriedades rurais localizadas na rota migratória amazônica. O objetivo é detectar precocemente qualquer indício de circulação do vírus da influenza aviária, popularmente conhecido como gripe do frango, e, assim, prevenir a disseminação da doença entre os plantéis brasileiros.
No município de Presidente Médici, uma propriedade rural já recebeu a equipe da IDARON, onde foram realizadas atividades de exame clínico, além da coleta de sangue e amostras de suabes traqueais e cloacais das aves. De acordo com os técnicos, todos os animais examinados estavam visivelmente saudáveis.
Vale destacar que, até o momento, nenhum caso de influenza aviária foi detectado no estado de Rondônia. O trabalho preventivo realizado pela IDARON é fundamental para garantir a sanidade dos rebanhos avícolas e proteger a economia local, além de assegurar a segurança alimentar da população.
Essa ação se alinha aos esforços nacionais para evitar a entrada e disseminação da doença no Brasil, uma vez que o vírus da gripe aviária já tem causado grandes prejuízos em países produtores de aves ao redor do mundo.