Monitoramento de aves em Rondônia busca evitar entrada do vírus da gripe aviária
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) está intensificando, nos próximos meses, o monitoramento de aves aquáticas domésticas em propriedades rurais localizadas na rota migratória amazônica. O objetivo é detectar precocemente qualquer indício de circulação do vírus da influenza aviária, popularmente conhecido como gripe do frango, e, assim, prevenir a disseminação da doença entre os plantéis brasileiros.
No município de Presidente Médici, uma propriedade rural já recebeu a equipe da IDARON, onde foram realizadas atividades de exame clínico, além da coleta de sangue e amostras de suabes traqueais e cloacais das aves. De acordo com os técnicos, todos os animais examinados estavam visivelmente saudáveis.
Vale destacar que, até o momento, nenhum caso de influenza aviária foi detectado no estado de Rondônia. O trabalho preventivo realizado pela IDARON é fundamental para garantir a sanidade dos rebanhos avícolas e proteger a economia local, além de assegurar a segurança alimentar da população.
Essa ação se alinha aos esforços nacionais para evitar a entrada e disseminação da doença no Brasil, uma vez que o vírus da gripe aviária já tem causado grandes prejuízos em países produtores de aves ao redor do mundo.










Outras Notícias
Motociclista Fica Ferido em Acidente com Táxi no Cruzamento da Avenida Macapá
Ex-Morador de Presidente Médici é Assassinado a Tiros em Humaitá-AM
Corpo de jovem desaparecido desde sexta-feira é encontrado no Rio Machado
Homem e preso por agredir criança autista em Presidente Médici
Vem aí a tradicional Cavalgada da Vila Camargo!
Evento acontece nos dias 02 e 03 de agosto, com shows, cavalgada, almoço e premiações
Educação Inovadora: Alunos de Estrela de Rondônia Participam de Evento Estadual